Acesse:

moda IMG_7622

Publicado em setembro 13th, 2014 | por Thiago Felipe

0

MILÃO – POLO ECONÔMICO E CULTURAL

    Cosmopolita, a cidade encanta pela união entre moda e arquitetura! 

    Texto: Leydiane Alves – Fotos: Thiago Felipe

     

    IMG_7121IMG_7017

    Mistura de beleza, arquitetura, gastronomia, cultura e design em um só lugar. Essa é a cosmopolita Milão, umas das cidades mais influentes do mundo e atual capital da moda. A metrópole é a segunda maior da Itália e contempla em suas ruas os mais luxuosos estilos, seja nas vitrines de marcas famosas, seja em museus e galerias de artes espalhadas pela cidade.

    Segundo a consultora de moda Cláudia Oliveira, a cidade recebe influências de diversas partes do mundo. “O que garante sempre modernidade e destaque nas suas diversas atividades”, diz. Ela destaca que Milão é um dos mais importantes centros comerciais e finan-ceiros da Europa. Cláudia define que a metrópole se destaca pela beleza e tradição. “Em Milão, os visitantes têm a chance de conhecer o shopping mais antigo do mundo, a Galleria Vittorio Emanuele, na Piazza del Duomo”, conta Cláudia.

    Milão possui o famoso quadrilátero da moda que dita as tendências do mundo fashion. São quatro ruas no centro da cidade que formam o principal polo econômico e cultural da metrópole. Para quem sonha em fazer suas compras nas lojas exclusivas, o melhor destino é a Via Montenapoleone. A região é consi-derada a mais luxuosa da cidade e junto às vias Della Spiga, a Via Manzoni e a Via Sant’Andrea e Corso Venezia, forma o desejado “quadrado” da moda.

    A consultora lembra que, entre as principais marcas existentes na metró-pole, alguns nomes famosos se destacam. “Podemos citar Gucci, Armani, Prada, Versace e Dolce & Gabbana.” Ela acrescenta que marcas importantes de outros países também já se estabelece-ram na cidade.

    Qualidade, alinhada a bons preços, também pode ser encontrada fora do quadrilátero, onde há sofisticadas lojas de departamentos e marcas populares. Em meados de janeiro e julho, alguns shoppings e lojas nos arredores de Milão fazem promoção de ponta de estoque de todas as marcas de famosos estilistas, oferecendo aos visitantes a chance de comprar peças de luxo, gastando menos.

    Para os amantes do mundo fashion, na metrópole, acontece, duas vezes por ano, a famosa Semana da Moda de Milão, realizada semestral-mente. As coleções de primavera/verão são apresentadas em fevereiro-março de cada ano, e a moda outono/inverno, em setembro-outubro.

     

    ARQUITETURA

     

    Milão respira criatividade, estilo e bom gosto de roupas, joias, músicas, artes, cinema, gastronomia e é claro a grandiosa arquitetura. A arquiteta Letícia Orizam explica que a cidade é exemplo de desenvolvimento na Europa, devido aos variados estilos arquitetônicos. “Hoje, a metrópole é um encontro entre os modernos arranha-céus, o dinamismo dos canteiros de obra e guindastes, com antigas e verdadeiras obras de arte da arquitetura”, diz.

    Letícia explica que no campo da arquitetura a cidade possui edificações típicas de Nova York e São Paulo, como a Pirellone, a Torre Velasca e os tradicionais e notáveis prédios em seu centro histórico, que formam diversos estilos. “É uma mistura do medieval, gótico, renascentistas, barroco, neoclássico, romântico e outros”, define a arquiteta.

    Dentre as belíssimas construções, uma das que mais se destacam é a Catedral de Milão, localizada na Praça do Duomo. “É a quarta maior catedral do mundo. É uma obra-prima do estilo gótico, com o seu interior escuro e marcado por grandes vitrais coloridos.” Segundo Letícia, no local, é permitido visitar o seu terraço, que possui uma bela vista e o Teatro Scala di Milano, considerado o templo mundial da música lírica, teatro de ópera.

    A arquiteta destaca também que a história de Milão passou por diversos domínios, como o francês, espanhol, austríaco e outros. “Por isso, atrai fluxos crescentes de imigração estrangeira.” Ela acrescenta que a metrópole possui hoje uma das culturas mais ricas do mundo. “O que faz dela não só a capital da moda, como também da arquitetura”, conclui.

     

    O QUE CONHECER EM MILÃO

    TEATRO ALLA SCALA: O Teatro Alla Scala, um dos mais conhecidos templos da arte lírica no mundo, foi inaugurado em 1778, mais famoso do que bonito. Lá é possível assistir a maravilhosas óperas, balés, e a Filarmônica de Milão;
    BRERA: Um dos bairros mais famosos de Milão. Os turistas podem ser deliciar com os cafés ao ar livre e fazer compras de marcas exclusivas;
    CENACOLO VINCIANO: Hospeda a famosa Santa Ceia de Leonardo Da Vinci;
    MUSEU DE CIÊNCIA DO LEONARDO DA VINCI: Fundado em 1953, o museu homenageia Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história.

     

    IMG_7622

     

    GALLERIA VITTORIO EMANUELE: Foi o primeiro shopping do mundo. Ao lado do Duomo, com arquitetura de Giuseppe Mengoni, foi construída em 1865 e é um dos cartões-postais de Milão.

     

     

     

     

    IMG_7628

     

    CATEDRAL DUOMO:

    Quarta maior catedral do mundo. Situa-se na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália. É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa. Uma das mais belas igrejas da Europa

     

     

    IMG_7056

     

     

    CASTELLO SFORZESCO:
    Construído no século XV, o castelo acolhe várias coleções dos museus e galerias de arte da cidade.

     

     

     

    Tags: , , ,


    Sobre o Autor



    Back to Top ↑